terça-feira, janeiro 27, 2009

Barcelona

Cantada por 2 Ícones da música, falo de Freddy Mercury e Maria Callas, Barcelona, capital magistosa da Catalunha, consegue cativar pelo seu explendor e beleza qualquer pessoa até o mais míope.
Qualquer recanto de Barcelona é especial, desde as Ramblas, à praça da Catalunha, centro importante da cidade.
Capital do modernismo, Barcelona desde cedo foi transformada em Berço, natural ou adoptado, de diversos artistas e figuras importantes das sociadades, p.e., Gaudí, Miró, Dali, etc...
Cidade onde se caminha tranquilamente entre as belezas mirabolantes das feições das fachadas, até ao mar, mediterrâneo, calmo, tranquilo que torna ainda mais atractiva a cidade. Barcelona, cidade encantada, onde poder-se-à andar numa Montanha Russa na montanha (literalmente falando) mais alta da cidade, Tibidabo, mesmo ao pé da Igreja do Sagrado Coração (Sacre cour de Barcelona).
Barcelona também consegue misturar a beleza toda espelhada em cada ruela, com o turismo veraneano nos seus arredores, descemos duas dezenas de kilómetros, acompanhando o mar, e vamos ter a CastelldeFells ou a Sitges (Capital Ibérica gay), com praias magníficas a deslumbrar e a criar mais valor para as férias perfeitas. Ou então se preferimos conduzir até ao descobrimento de algo diferente, vamos até Monserrat, montanha dos monges, que além de ser lindo é de tal forma surpreendente que ficamos sem palavras ao visitar. Aí podemos passar a mão na Santa Negra, a fila de espera é mais chata, mas.... não há bela sem o senão.Ou então, até podemos ser uns verdadeiros leigos nas Artes Plásticas, mas admiramos alguns trabalhos, corremos uns 60 kms em direcção a França e paramos em Figueres, onde DALI converteu uma antiga sala de teatro num museo surreal. Lindo, podemos aí também, ir até à pequena vila onde Dali viveu, visitar a sua casa, é a 2 passos.Barcelona, cidade completa de mistérios a descobrir, monumentos incompletos perfeitos (Sagrada Família, a obra perfeita inacabada de Gaudí).





"Barcelona, més que un cidade"